quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vulcão Calbuco volta a entrar em erupção no Chile

Fumaça e cinzas do vulcão Calbuco surgem no céu visto da cidade de Puerto Montt, no Chile, em foto do dia 22 de abril, após sua primeira erupção (Foto: Rafael Arenas/Reuters)

O vulcão Calbuco, no sul do Chile, retomou sua atividade nesta quinta-feira (30) com uma nova erupção, uma semana após surpreender a região duas potentes erupções. A zona ao redor do vulcão foi mantida em alerta vermelho pelo governo chileno.
“Como previsto, ocorreu a terceira erupção. Alerta vermelho”, disse o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile em sua conta no Twitter.

O maciço despertou depois de 54 anos na quarta e quinta-feira da semana passada. Em suas duas erupções, o vulcão lançou 210 milhões de metros cúbicos de cinzas.

Cada metro cúbico significa cerca de uma tonelada de material vulcânico que se acumulava nas localidades mais próximas ao maciço, como Ensenada, onde há cerca de um metro de material vulcânico, mas também atingiu províncias do sul argentino.

As chuvas podem arrastar as cinzas e o material vulcânico pelos rios, o que eleva o risco de inundações que devastem tudo em sua passagem.
Outro risco é a dispersão das cinzas finas, as que piorariam os níveis de poluição em grande parte do Chile, incluindo a capital, Santiago, que já sofre de altos níveis de poluição atmosférica, sobretudo no inverno.

As erupções da semana passada também causaram o cancelamento de voos no Chile e na Argentina.

Fonte: G1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Siga-nos

Contato rápido

Nome

E-mail *

Mensagem *

Parceiros

Tecnologia do Blogger.